sexta-feira, 4 de março de 2011

ENTREVISTA COM ARQUITETA

Entrevista realizada com a arquiteta e urbanista Tarcília Borges em 04 de Março de 2011 - Santo Antônio do Monte - MG


Arquitetura em questão: Onde e quando conclui o curso?


Tarcília Borges: Conclui na USP/SP há 26 anos. Cursei entre 1980/1984, atuo profissionalmente em Santo Antônio do Monte e São Paulo.


Arquitetura em questão: O que motivou a escolher essa profissão?


Tarcília Borges: Minha escolha foi baseada em matérias de minha preferência no ensino médio, compatíveis com arquitetura, aliada a vantagens familiares na atuação profissional, visto que meu marido é engenheiro civil.


Arquitetura em questão: Como foi sua trajetória até a formação do escritório?


Tarcília Borges: Fiz estágio curricular na CESP (Cia energética de SP), iniciei em escritório de projetos em SP, prestei serviços por 8 anos na PMSAMONTE, onde iniciei o trabalho do setor de Arquitetura e Engenharia da mesma em 1986, profissional liberal com escritório sediado a Av.Coronel Amâncio Bernardes 223/04, centro de Santo Antônio do Monte.


Arquitetura em questão: Quais foram as dificuldades enfrentadas?


Tarcília Borges: Inicialmente o próprio curso, bastante exigente; a dificuldade de adaptação numa grande cidade, sendo que sou natural de Santo Antônio do Monte,  na atuação no interior uma certa desconfiança dos clientes, na fase inicial da profissão, se mulher saberia "coisas da construção civil".
A diversidade dos projetos e obras que já enfrentei, algumas muito complexas como hospital, matadouro, igreja, centro comercial, loteamento e prédios altos, exigiram pesquisa e atualização permanente.


Arquitetura em questão: O que os clientes prezam: estética ou conforto? É possível proporcionar a junção dos dois?


Tarcília Borges: Os clientes prezam tudo isso e a arquitetura muitas vezes além de ter que aliar isso, ainda tem que se preocupar com custos, otimização, novas técnicas, preservação dos recursos naturais.


Arquitetura em questão: O que caracteriza um bom projeto?


Tarcília Borges: O que consegue se impor dentro do crivo acima é atender legislações, sem perder em originalidade e criatividade, tornando-se um aliado dos usuários que desfrutarão do mesmo.


Arquitetura em questão: Que projeto arquitetônico você desenvolveria para beneficiar a população?


Tarcília Borges: Ao longo da carreira sempre ajudei voluntariamente em obras sociais e beneficentes. No momento estou envolvida com a reforma da Capela Sr. dos Passos no centro, com mais um acréscimo no Lar Vicentino, que melhorará o conceito de lazer do mesmo.




Agradecimentos:
Agradecemos a Arquiteta Tarcília pela entrevista concebida que para nós foi de grande valor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário