domingo, 27 de março de 2011

PROJETO CADEIRA INFANTIL

MEMORIAL DESCRITIVO

Projeto: Cadeira infantil
Objetivo: Proporcionar á criança um lugar para elaboração dos trabalhos e através do design da cadeira, influenciar ao estudo.
Referência para elaboração do projeto: Criança de 4 anos com 1,05 m de altura, Gabriel.


A cadeira escolhida é direcionada para uma criança de 4 anos, o Gabriel. Ela é de uso doméstico, podendo ser personalizada com nome do usuário.
 A princípio pensamos em utilizar madeira, mas por questões de custo e transporte, optamos por MDF. Sendo conhecido mundialmente e ecologicamente correto, o MDF é um painel de fibras de madeira sendo sua composição homogênea em toda a sua superfície como em seu interior.
Graças a sua resistência, estabilidade, é possível obter-se excelentes acabamentos em móveis, artesanatos, molduras, rodapés, colunas, balaústres, divisórias, forros.
Destaca-se pela possibilidade de ser pintado ou laqueado, podendo ser cortado, lixado, entalhado, perfurado, colado, pregado, parafusado, encaixado, moldurado: proporcionando, sempre, excelente acabamento tanto com equipamentos industriais quanto com ferramentas convencionais para madeira.
Com intuito de despertar o interesse do Gabriel ao estudo, pois o mesmo começou sua vida escolar este ano, projetamos uma cadeira que vai proporcionar o desenvolvimento dos trabalhos. A cadeira tem como design um atrativo de preferência do Gabriel; que é o personagem de desenho animado Ben 10.  O personagem animado será apresentado no encosto que tem como formato um livro, apoiado em dois lápis, estes serão trabalhados de forma que a ponta fique redonda prezando a segurança. Além de ser toda verde que é a cor do personagem. Assim como o Gabriel, qualquer criança de sua idade ao ser presenteada por essa cadeira ficará contente pelo fato de ter uma cadeira de uso próprio, com seu nome e decorada com o personagem favorito. Conseqüentemente o uso da cadeira desenvolverá a disciplina da criança, pois esta terá um local para fazer seus trabalhos e organizar seus materiais.
Sua dimensão é de 30x30x70 sendo comprimento, largura e altura; tamanho proporcional para o Gabriel, evitando quedas que venha machucar. Ao seu lado direito localiza-se um suporte com um apoio que servirá para escrever. Pensando nos vários objetos escolares, fizemos desse apoio um estojo, também em MDF que se abre através de dobradiças, para armazenagem de lápis, canetinhas e etc. Abaixo oferecemos uma gaveta que terá a mesma finalidade.  
Seu encosto e assento são feito em mdf sendo estofado em espuma e revestido com poliéster. A cadeira é composta por 4 pés, é toda confeccionada em MDF de 20 mm, cortado e lixado, a cadeira será fixada com pregos e colada com cola específica para madeira para garantir maior segurança. Para o acabamento utilizaremos tinta acrílica, na cor: verde.

Abaixo ilustração da cadeira com suas respectivas medidas:

  • Encosto: 30x28x2 cm
  • Assento: 30x30x2 cm
  • Prancheta: 20x18x4 cm
  • Gaveta: 16x8x2 cm

Nenhum comentário:

Postar um comentário